Início > Opinião > Final da novela…

Final da novela…

…Mas o início de uma reação em cadeia. A Ferrari anunciou hoje que o asturiano Fernando Alonso correrá pela equipe partir de 2010 no lugar de Kimi Räikkönen, em um contrato de 3 anos.

Estes dois estarão nas mesmas cores em 2010

Estes dois estarão nas mesmas cores em 2010

Com todo o imbróglio do Crashgate, eu, pessoalmente, duvidava que Alonso daria as caras por Maranello. Kimi tinha seu contrato para 2010 assegurado, e seu salário astronômico significava uma recisão igualmente astronômica. Parecia uma decisão idiota de substitui-lo, mas Luca de Montezemolo não se importou na hora de abrir a carteira e contratou o espanhol sobrancelhudo.

A contratação de Fernando terá um efeito parecido com o de uma fissão nuclear. Embora a McLaren diga que as decisões sobre o companheiro de Lewis Hamilton estejam abertas, é particamente certo que Kimi voltará para as bandas de Woking, onde alguns dizem que é a verdadeira casa do finlandês.

A Renault, por sua vez, precisa de um bom piloto para preencher o vazio deixado por Alonso, alguém capaz de liderar a equipe e lutar pelas vitórias. Esse alguém é Robert Kubica. O polonês foi descoberto por Briatore e já testou pela equipe, apesar de não ter passado por seu “pente-fino”

A pergunta que fica na minha cabeça é se Alonso vale as cifras gastas. A Ferrari simplesmente pagou para entregar um precioso soldado para o inimigo. Os cofres de Montezemolo desembolçarão milhões para pagar o contrato de Kimi e mais alguns milhões para pagar Alonso. Resta saber se o espanhol “imã de escanadalos” pagará a conta. Chegará em Maranello com pinta de super-piloto, carregando as esperanças (e a pressão) de uma equipe que deseja voltar à dominação da Era Schumacher. Se esperará de Alonso que ele seja campeão, até mesmo no seu primeiro ano. Afinal, se Kimi foi, por que o mega-fodástico e semi-deus Alonso não seria? E é exatamente por isso que Felipe Massa tem de abrir o olho. É inevitável que o brasileiro seja rebaixado à segundo piloto. Fernando terá a equipe girando em torno de si, e se Felipe não batê-lo logo no início de 2010, ele vai voltar a ser o que sempre foi até a metade de 2008: o caçulinha, queridinho da equipe, o “Felipe-Baby”.

Eu, na minha insignificante opinião, não gostei da vinda de Alonso. Simplesmente por uma questão de preferência: sou Ferrarista e fã do Kimi, enquanto não gosto do Alonso. Kimi não é um piloto de segunda classe e não deixa nada a desejar quando comparado com o espanhol, sendo que ambos tem números bem parecidos. Fico com a impressão de que Fernando não corresponderá a todas as espectativas que estão fazendo encima dele.

Mas, vendo a prespectiva para 2010, até deveria gostar, afinal teremos novamente o duelo de titãs de 2007. Alonso terá um companheiro competente (algo raro, diga-se de passagem) e dividir o mesmo carro que Massa poderá nos dar uma boa comparação de quão bons são estes pilotos.

Hamilton, por sua vez, não deve estar muito feliz com a possibilidade de dividir o carro com Kimi, e talvez poderemos ver novamente as habilidades do inglês perante um talentoso companheiro. Lewis foi melhor que Alonso em 2007, mas o ar indiferente e expressão de “tô cagando e andando” de Kimi possa ser um problema para o jovem rapaz – Räikkönen gosta de resolver as coisas na pista, sem “pitis”, sem dar bola para conversas de bastidores e etc., ao contrário de Alonso (vide 2007). Bater Räikkönen pode sacramentar a superioridade natural do rapaz, mas caso Kimi supere-o, mostrará ainda mais o quanto o Iceman é talentoso e o tamanho da idiotice que foi entregá-lo de bandeija para a McLaren.

Anúncios
  1. João Anderson
    01/10/2009 às 17:28

    Belo post, guri.

    Eu estou extremamente puto com essa notícia, mas a temporada de 2010 promete. Eu, particularmente, gostaria muito de ver o Kimi colocando o Lewis no chinelo. Porém, existem duas coisas que me preocupam bastante: primeiramente a situação do Massa na Ferrari, como você falou muito bem no decorrer da postagem, e, em segundo lugar, a possível ida do Kubica para a Renault. Há anos que eu comento contigo que quero ver o polonês em uma scuderia de ponta e parece que isso não acontecerá no ano que vem.

    No mais, é torcer para o Rubens permanescer na Brawn (o que, infelizmente, parece ser improvável).

    Abração!!

    • Guilherme Teixeira
      01/10/2009 às 19:06

      Valeu pelo elogio João. Eu pessoalmente achei o post uma bosta, todo travado, mas tudo bem xD Enfim…

      Para nós seria lindo ver o Felipe e o Kimi humilhando seus respectivos companheiros, não é? ; )

      A ida do Kubica para a Renault me preocupa também. Tu sabes que depois do Kimi ele é meu piloto preferido, e a equipe francesa é mais uma regressão do que um passo à frente… Farei um post abordando isso.

      E vamos só torcer mesmo, pq é cada vez mais improvável que ele fique… mas vale lembrar que a Williams até boa em 2003/2004 e parecem estar voltando lentamente a esse patamar… e se livrar dos Toyotas é o primeiro passo.

  2. João Anderson
    03/10/2009 às 11:56

    É…mas nada comparado a Brawn nos dias de hoje ^^

  3. Rafael Crivelli
    17/10/2009 às 23:01

    Acho que Massa e Alonso estão basicamente no mesmo nível, mas tenho minhas dúvidas quanto à capacidade do Massa superar a pressão do espanhol no começo do ano que vem. Se ele conseguir supera-lo nas duas ou três primeiras corridas acho que Alonso vai ter problemas, porque eu não vejo uma Ferrari tão disposta assim a se inclinar totalmente para o príncipe ranzinza.

    Quanto a Rubinho na Brawn ano que vem… se for pra apostar quem estará melhor ano que vem, Brawn ou Willians, certamente apostaria na Williams. A Brawn que vemos hoje e que dizem que surgiu das cinzas é o resultado de milhões de dólares da Honda aplicados desde antes da metade do ano passado, enquanto a Brawn hoje mal tem dinheiro para manter seus carros andando (basta ver a queda de rendimento ao longo do ano) e até agora nada se viu sobre o “BGP002”. Já a Williams parece vir trabalhando no carro de 2010 há algum tempo e mesmo este ano não está assim tão mal das pernas, pelo menos nos sábados e sabe-se lá porquê. Aliás, tenho a sensação de que nas últimas corridas a Williams já está melhor que a Brawn. Mas na verdade ano que vem acho que teremos as duas brigando pelo pontinho da oitava posição…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: