Início > Analises > GP da Bélgica – Prévia

GP da Bélgica – Prévia

Saindo da beleza plástica da pista valenciana, a Fórmula 1 chega a um dos maiores templos do automobilismo mundial, pista preferida de quase todos os pilotos e de uma beleza (real) de tirar o fôlego. Estamos falando de Spa Francorchamps…

Irá Kimi manter seu bom retrospecto no "templo"?

Irá Kimi manter seu bom retrospecto no "templo"?

Cravado no meio das colinas e florestas da região de Ardenas, o circuito de Spa-Francorchamps é um mito, uma lenda do automobilismo mundial, cujas curvas são lembradas em nome e traçado pela grande maioria dos fãs do esporte. Mesmo que hoje o traçado tenha menos da metade da distância da configuração original, a pista nunca perdeu sua identidade, que sempre consistiu de longas retas e curvas rápidas em meio às árvores e elevações de terreno, misturado à constante possibilidade de chuva.

E quem se dará melhor esse ano? Brawn? Red Bull? Kimi? Hamilton? Vamos analisar…

Red Bull: Como todos sabem, a pista é uma das mais rápidas do calendário, com varias retas e curvas de alta, e numa região onde geralmente se faz frio e chove. Essas condições são favoráveis aos carros da Red Bull, teoricamente. Mark Webber deve vir com força total, pois sabe que um bom resultado é fundamental depois do fraquíssimo desempenho em Valência, além de ter marcado pontos em Spa em todas as corridas que completou. Vettel deve estar indo para o “tudo ou nada”. Mesmo com apenas dois motores restantes para toda a temporada, prudência não é a melhor estratégia para quem está 25 pontos atrás do lider do campeonato. Ele teve uma ótima corrida lá ano passado, chegando em 5º com a Toro Rosso, e se chover as coisas estarão como ele gosta. Isso significa que a Red Bull irá dominar a corrida e a Brawn não irá aparecer? Não é assim que eu vejo…

Brawn GP: parece ter sido mais coincidência os resultados fracos da equipe nos frios GPs da Inglaterra e Alemanha. Foi lá que a equipe introduziu um pacote aerodinâmico que não vingou, o que se pode constatar no GP da Hungria, onde nem as altas temperaturas impediram uma performance apagada da equipe de Ross Brawn. Deveremos ver ela andando um pouco atrás da Red Bull, mas nada tão expressivo como foi na Alemanha. São favoritos ao pódio e, caso o clima belga nos contemple com pancadas de chuva (e consequentemente um troca-troca de pneus), podemos sim vê-los no alto do pódio.

Kimi Räikkönen: o finlândes venceu lá três vezes seguidas e por pouco ele não conquistou seu quarto trunfo consecutivo ano passado. É uma de suas pistas preferidas e nas últimas corridas nós vimos Kimi pilotando “com o interruptor ligado”. O Iceman parece motivado apesar do carro que tem e vai partir para cima nessa que pode ser a melhor chance da Ferrari (leia-se Kimi, pois Badoer não vai a lugar algum) ganhar uma corrida nesse ano.

Lewis Hamilton: a McLaren transformou seu carro, que era um fiasco de marca maior, em um legitmo vencedor, e o homem que propulsionou o carro à vitória foi Lewis Hamilton. Mas irá ele repetir a façanha na pista que teoricamente deve expor os defeitos do MP4/24? Irá o KERS ser util na largada com a curta reta até a La Source? Ou descarregá-lo na saída da Eau Rouge será mais eficiente? Talvez a McLaren não seja favorita a vitória, mas deverá roubar alguns pontos dos lideres do campeonato.

Perguntas, dúvidas, incertezas. Temos seis homens capazes vencer a corrida e só poderemos ter uma idéia melhor depois das 10 horas da manhã de sábado aqui no Brasil. O provável melhor GP do ano está se aproximando, e trás com ele momentos decisivos para o campeonato. Emoções não faltaram no Grande Prêmio da Bélgica.

Guilherme

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: